Na noite do dia 09/09/2019 a ARLS Sentinela do Sul, situada no oriente de Porto Alegre, realizou em sua sessão uma palestra sobre a influência da maçonaria na revolução farroupilha, a qual foi proferida pelo irmão Léo Ribeiro de Souza e trouxe luz a diversos assuntos relativos a epopeia Farroupilha, os quais desmistificou muitas questões que o mundo profano erroneamente trata como verdade.
Para o V .’. M.’. Lucas Pisoni e demais irmão, este foi um grande momento para Loja, pois além de termos recebido e absorvido o conhecimento disponibilizado pelo irmão Léo Ribeiro também foi possível homenagear a este irmão com dois presentes, como forma de agradecimento pela sua disposição e por todo seu trabalho desenvolvido pela cultura gaúcha e pela maçonaria em geral.
O primeiro presente foi proporcionado pelos irmãos da Loja e se trata de uma pintura do irmão Léo Ribeiro trajado a preceito (figura abaixo) montado em seu “Mouro Velho” no município de São Francisco de Paula, durante a Cavalgada dos Irmãos do Estribo. O segundo momento emocionante foi quando o irmão Maxoel Bastos de Freitas declamou uma prosa escrita especialmente para o momento, cuja sua inspiração foi a pintura realizado pelo artista Cláudio Dadda. Segue abaixo a prosa do nosso querido irmão Maxsoel Bastos de Freitas.
Essa ação faz parte do planejamento da atual administração, onde se pretende fomentar a realização de palestras e a constante visitação dos irmãos em outras Lojas, bem como receber irmãos em nossas sessões, a fim de construir conhecimentos, promover encontros fraternais e estreitar ainda mais os laços que nos une, instigando a todos a buscar e dividir conhecimento sobre temas diversos. A Loja contou com a participação dos irmãos da ARLS Gaúchos Templários, ABRLS São João Batista, ambas do GORGS e a ARLS Construtores Sociais, jurisdicionada a GLMERGS.

A ARLS Sentinela do Sul trabalha às segundas-feiras, no templo situado a rua, Conde da Figueira nº 50, no oriente de Porto Alegre, as 20:00h, com direção do V.’.M .’. Lucas Pisoni da Silva, do 1º Vig .’. Fabio Morais Silveira, do 2º Vig .’. Rodrigo Santos, do Orad .’. Thiago Neves, do Sec .’. Laerte Viegas e do Tes .’. Carlos Lazzari. Conta atualmente com um quadro de obreiros de 24 Irmãos.